Dor lombar e repouso

Dor lombar e repouso

Dor lombar e repouso 609 371 Dr. Bruno Soligo

Dor lombar e repouso. 

É comum pessoas que sentem uma dor repentina na coluna, ficarem muito assustadas, com medo de se movimentar e aderirem ao repouso absoluto. Atualmente, evidencias cientificas são muito claras ao demostrarem que a orientação de repouso é ineficaz, prorroga o sofrimento, atrasa a recuperação e pode ser um fator agravante para aumento de rigidez e limitações de movimento.

Para episódios de dor lombar aguda e/ou ciática, há evidências de qualidade demostrando que ficar em repouso e descansar na cama tem pouco ou nenhum efeito sobre a dor e o estado funcional do corpo em comparação com permanecer ativo em um período de 3 a 4 semanas de acompanhamento.

Para pacientes com lombalgia aguda simples, há evidências de alta qualidade de que o conselho para descansar na cama aumentará a duração da licença médica durante as primeiras 12 semanas em comparação com o conselho para permanecer ativo. 

Então, caso você tenha um episódio de crise de dor lombar com dor irradiada ou não, procure um profissional atualizado para avaliar a gravidade do caso, realizar um tratamento adequado e orientar o quanto você deve se moviemtar e manter-se ativo.

Repouso, na maioria dos casos, pode prolongar o tempo de uma crise lombar e contribui para aumento de rigidez e perda de movimentos.

Hagen, K. B., Jamtvedt, G., Hilde, G., & Winnem, M. F. (2005). The Updated Cochrane Review of Bed Rest for Low Back Pain and Sciatica. Spine, 30(5), 542–546.

Bruno Soligo