Degenerações em exames de imagem são normais, aumentam com idade e não são sinais de lesões ou patologias!
“Os achados em exames de imagem de degeneração da coluna vertebral estão presentes em altas proporções de indivíduos assintomáticos (sem dor) e aumentam com a idade. Muitas características degenerativas baseadas em imagens provavelmente fazem parte do envelhecimento normal e não estão associadas à dor. Esses achados de imagem devem ser interpretados no contexto da condição clínica do paciente.”
Todos os achados de imagem encontrados neste estudo de revisão, tiveram uma prevalência crescente com o aumento da idade, e alguns achados (degeneração de disco e perda de sinal) estavam presentes em quase 90% dos indivíduos com 60 anos de idade ou mais. O estudo sugere que os achados de imagem de alterações degenerativas, como degeneração do disco, perda de sinal do disco, perda de altura do disco, protrusão do disco e artropatia facetária são geralmente parte do processo normal de envelhecimento, em vez de processos patológicos que requerem intervenção.
Brinjikji W, Luetmer P H, Comstock B et al.Systematic literature review of imaging features of spinal degeneration in asymptomatic populations. AJNR Am J Neuroradiol. 2015;36(04):811–816.