Sente dores de cabeça?

Sente dores de cabeça?

Sente dores de cabeça? 1200 750 Dr. Bruno Soligo

O tratamento de dores de cabeça através da Osteopatia possui ótimos resultados. Em uma avaliação, o primeiro objetivo é identificar qual o tipo de cefaleia está ocorrendo para então realizar tratamento específico e resolutivo. Pode ser do tipo enxaqueca, cefaleia tensional, neuralgia ou cefaleia cervicogênica.

A dor de cabeça com origem na coluna cervical é muito frequente, chamada de cefaleia cervicogênica. Ocorre por tensões musculares e alterações de mobilidade das vértebras da parte alta da coluna cervical, causando irritações em pequenos nervos e vasos sangüíneos que passam na região da nuca e sobem posteriormente em direção ao topo da cabeça. O sintoma se concentra na região posterior da cabeça podendo subir até o topo. Frequentemente está associada com tensões nas regiões de ombros e pescoço. Nestes casos o tratamento é simples e possui resultados rápidos ao ser restaurado as mobilidades da coluna cervical assim como aliviando tensões dos músculos e tecidos da região.

Também é comum dores de cabeça com origem na articulação temporo-mandibular (ATM), comum em pessoas que fazem bruxismo. Neste caso, o relato de dor logo ao acordar é muito frequente. O tratamento com osteopatia associada ao dentista para correções de oclusão e uso de placa é bastante eficaz. ⠀

Em casos de enxaqueca, se faz necessário uma abordagem mais sistêmica. Busca-se identificar os gatilhos que ativam as crises, como estresse, ansiedade, qualidade do sono, alimentação, excesso de medicações, ciclo menstrual, exercícios e/ou sedentarismo. Eliminar alguns destes gatilhos faz com que as crises sejam menos frequentes e com menor intensidade.

Com avaliação e tratamento adequado é possível uma redução significativa das dores e melhor qualidade de vida. ⠀